voltar ao topo

© Carol Bertolo Fotografia - Todos direitos reservados

Que roupa usar num ensaio fotográfico? 5 dicas para te ajudar!

Esses dias no Instagram perguntei numa enquete se havia dúvidas sobre que tipo de roupa usar num ensaio e fiquei abismada com o resultado!  Quer dizer, eu sempre soube que havia dúvidas sobre esse assunto mas nunca tinha abordado o tema detalhadamente. Essa semana deixei uma caixinha de perguntas para saber quais eram as dúvidas específicas e resolvi separar as respostas neste post. Essas dicas valem para QUALQUER tipo de ensaio e podem ser de ajuda para quem está prestes a ser fotografado =D

 

 

 

 

1) DEFINA O LOCAL 

 

Existem dois aspectos determinantes para a escolha de roupas de um ensaio e o primeiro deles é o local onde as fotos serão feitas. Que tipo de lugar combina mais com você? Parque, montanha, uma região mais urbana ou de repente sua própria casa? Não importa onde seja, suas roupas precisam sempre estar adequadas ao ambiente.  

 

2) USE APENAS ROUPAS QUE FAZEM PARTE DO SEU ESTILO PESSOAL

 

O outro aspecto determinante para a escolha das roupas é seu estilo. No local que você escolheu para as fotos você se imagina mais chic e elegante ou mais descomplicada(o) e natural? Algumas pessoas questionam se deveriam ousar mais em suas roupas durante um ensaio, mas relaxe! Não há razão nenhuma para você usar uma roupa que você não usaria normalmente. Certifique-se de usar apenas roupas que fazem parte do seu estilo pessoal, assim você vai estar o mais confiante e confortável possível diante da câmera. 

 

 

3) PRESTE ATENÇÃO NAS CORES E ESTAMPAS

 

Você não precisa combinar as cores das roupas mas é preciso que elas não briguem entre si. Para fazer isso o caminho mais simples é optar por cores NEUTRAS e LISAS. Se for usar estampas, dê preferência para as mais discretas. Quando a pessoa fotografada está de maneira geral "neutra" o fotógrafo tem mais facilidade em usar fundos variados para compor fotos diferentes. Obviamente não é proibido usar cores mais fortes, ainda mais se as cores fazem parte do seu estilo pessoal. O ponto chave é que suas roupas nunca devem chamar mais atenção do que a foto como um todo em si (a não ser que seja esse o objetivo), então MENOS É MAIS!

 

Que tal darmos uma olhada em alguns exemplos? 

 

 Pri num ensaio super urbano em São Paulo. Simples, casual e descomplicada em cores neutras: jeans azul claro claro e cinza. 

 

Aqui temos outro fundo, completamente diferente do anterior. Nós andamos por várias ruas em Pinheiros e a Pri dava "match" com qualquer lugar, tudo por conta da neutralidade da roupa!    

Mayara e Rodrigo num ensaio de bodas em Holambra. Holambra é uma cidade romântica com muitas flores e campos. A Ma escolheu vestido de renda branco e sandália bege de salto quadrado baixo (salto alto seria impossível andar na terra, algo que é preciso sempre levar em consideração para ensaios em meio à natureza). O Rodrigo escolheu camisa branca, calça jeans e tênis. Os dois estão neutros e super adequados ao ambiente.

 

Amanda e Murilo no parque. A estampa do macacão é discreta e combina com a camisa dele. O resto das peças são neutras e lisas. 

 

Fernanda, Paulo e Heitor num ensaio em casa, impossível de errar: jeans e camiseta branca. Para família fica muito fofo roupas iguais!

 

Nath e eu num ensaio urbano no Higienopólis. Usar partes opostas ao corpo um do outro na mesma cor (como as peças pretas) e misturar o resto com com cores neutras (azul claro e rosa claro) dão super certo também. 

 

Sheyla num ensaio para a marca de roupas dela no museu do Ipiranga. Esse museu tem uma arquitetura mais sofisticada e combina muito com um estilo mais elegante. Repare que a She está usando um vestido estampado, por isso optei por um fundo neutro. Se eu a levasse para o jardim do museu a estampa poderia brigar um pouco com as cores e texturas da área verde. 

 

EVITE ESTAMPAS DE LISTRAS FINAS DE ALTO CONTRASTE 

 

Sabe quando você está assistindo TV e de repente aparece alguém com uma roupa que começa aparentar uns efeitos estranhos e irritantes... meio psicodélicos, como se estivessem em movimento? Então, listras finas de alto contraste dão um efeito visual chamado "moiré". Ele aparece tanto em vídeo como em foto. Como nosso cérebro fica o tempo todo tentando decifrar o que está acontecendo com aquele tecido, isso acaba tirando toda nossa atenção do restante da foto, por isso é melhor NÃO USAR. Listras mais espaçadas e de baixo contraste podem ser usadas sem problemas! 

 

 

 

4) DICA EXTRA PARA GESTANTES 

 

Para gestantes além das dicas acima gosto sempre de sugerir uma terceira peça quando elas desejam mostrar a barriga (camisa aberta, vestido de botões aberto, cardigan etc).

 

Além de ficar interessante visualmente, a terceira peça disfarça possíveis marcações indesejadas no corpo.

 

Vestidos justos ou mais soltinhos com costuras de ajuste acima da barriga também ficam ótimos para as grávidas! Dão forma e modelam a barriga. Se você não tiver nenhum vestido com ajuste acima da barriga, use um cintinho! 

 

 

 

5) TROCA DE ROUPAS E ACESSÓRIOS

 

Apesar de deixar meus clientes livres para uma troca de roupa, NÃO acho necessário - a não ser no caso de ensaio GESTANTE. Para trocar de roupa é necessário parar, ir até o banheiro etc. Quando todo mundo está no meio de um processo criativo (sim, por que quem está sendo fotografado também está usando sua criatividade), parar às vezes quebra o ritmo. No caso de ensaio gestante acho válido essa quebra, já que muitas vezes a mãe quer uma roupa que mostre a barriga e outra que não mostre. 

 

Acessórios seguem a mesma linha das roupas. Pode usar tudo desde que esteja em harmonia com o local e seu estilo. 

Plaquinhas, lousas e balões podem ser usados com moderação. Quanto menos interferências de objetos que estão "na moda" mais natural e atemporal o ensaio será.

 

 

 

RESUMO DA ÓPERA E CHUVA DE IDEIAS

 

 

Em suma: adeque-se ao ambiente que você escolheu para o ensaio, seja sempre fiel ao seu estilo e dê preferência para tons neutros! Se ainda rolar dúvidas eu sempre fico disponível para que meus clientes enviem o que eles tem em mente, assim podemos pensar juntos e escolher as melhores opções. Se você ainda precisar de mais inspirações visite o maravilhoso PINTEREST! Digite na busca "ensaio" seguido do local que você escolheu para as fotos. Uma chuva de ideias irá instantaneamente aparecer para te ajudar a escolher o look perfeito para suas fotos. 

 

That´s all pessoal! Espero que as dicas tenham sido úteis! Beijo e até a próxima =D

 

 

Tags:

Please reload

Siga
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
Posts Recentes

May 16, 2019

January 18, 2019

November 14, 2018

January 29, 2018

October 5, 2017

July 18, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Categorias
Please reload